Se o seu benefício do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) ainda não caiu na conta, existem diversos motivos para isso acontecer. Por isso, antes de saber o que fazer em relação ao atraso do pagamento, é preciso descobrir o motivo.
Entre os principais motivos estão:
- Erro nos dados cadastrais;
- Benefício suspenso ou cancelado;
- Divergência na data de pagamento;
- Erro no sistema do banco ou do INSS.
Recentemente, a Justiça Federal liberou cerca de R$ 1,12 bilhões para o pagamento de benefícios atrasados do INSS. Entretanto, esses valores são devidos aos segurados que abriram processos judiciais contra o órgão. Saiba mais a seguir!
Como consultar a situação do benefício
Se já passou a data de pagamento do seu benefício e ele ainda não foi depositado, é possível verificar a situação do seu benefício através do aplicativo “Meu INSS”, disponível para Android e iOS. Confira o passo a passo:
- Acesse o app ou site do “Meu INSS”, utilizando seu login e senha;
- Na tela inicial do aplicativo, clique em menu e selecione a opção “Meus benefícios”;
- Em seguida, será possível visualizar a situação do benefício.
Após consultar o motivo do não pagamento do seu benefício, também é possível solicitar o devido pagamento através do mesmo aplicativo, veja:
- No menu inicial clique em “Agendamentos e Solicitações”;
- Selecione a opção “Novo requerimento”;
- Logo após, clique em “Solicitar pagamento de benefício não recebido”;
- Informe seus dados como solicitado ou os atualize, se necessário;
- Por fim, clique em avançar.
Ao final do procedimento, o sistema irá informar um prazo para o INSS retornar a sua solicitação. O acompanhamento do requerimento pode ser feito através da aba “Atendimentos/Solicitações” do aplicativo.
Valor pago pela justiça aos atrasados do INSS
Para receber os valores atrasados do INSS com correção monetária, é necessário ter um processo judicial contra o órgão solicitando os valores atrasados. Esses valores correspondem ao valor que deveria ter sido pago mensalmente, mas não foram pagos por algum motivo.
Dessa forma, o segurado pode entrar com uma ação judicial e solicitar o pagamento dos valores atrasados, e obtendo uma sentença favorável, o governo federal terá que realizar o pagamento de todo o período em que o benefício deveria ter sido pago.
Atualmente, a justiça federal liberou o pagamento de todas as ações na justiça contra o INSS, que devem ser pagas ao longo de 2023. Porém, é necessário que o processo esteja finalizado e sem possibilidade de recurso, além de não ultrapassar o valor de 60 salários mínimos.