Em paralelo, já podem agendar a prova de vida os beneficiários convocados pelo Estado para o mês de fevereiro. O cronograma segue o mês de aniversário do aposentado ou do ex-servidor falecido que gerou a pensão previdenciária, e é este período que deve ser seguido para evitar bloqueios.
“A prova de vida permite à Previdência ter mais controle sobre seus beneficiários, evitando pagamentos indevidos e tentativas de fraudes”, explica a coordenadora de Relacionamento com o Beneficiário da Superintendência de Previdência do Estado (Suprev), Sílvia Machado.
A prova de vida dos convocados de janeiro já tinha sido prorrogada para fevereiro pois, segundo a Suprev, a ampliação do período evitaria o bloqueio do pagamento dos beneficiários que ainda não tinham atendido a chamada da unidade dentro do prazo previsto.
O procedimento pode ser feito por atendimento em vídeo ou presencialmente nos postos da Rede SAC. Em qualquer opção, é preciso realizar agendamento prévio por meio do SAC Digital ou no call center da Suprev pelos telefones 0800 071 5353 (para chamadas de telefone fixo, celular ou DDD) e (071) 4020-5353 (para ligações originadas do interior do estado e de celular).
Mais informações estão disponíveis no Portal do Servidor. Com informações do G1.