Estão abertas as inscrições para certificadores do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM 2021). A ideia é encontrar pessoas que ficarão encarregadas pela aplicação da prova, atuando como fiscais de sala de aula e corredor.
Para se tornar um certificador, é necessário que o candidato passe por um treinamento antes de ser atribuído ao local de aplicação do exame. Estarão aptos a ocupar a função apenas aqueles que conseguirem concluir pelo menos 70% de aproveitamento do curso.
Podem se candidatar os interessados que atendem aos seguintes critérios:
Ter no mínimo formação de ensino médio;
Não pode estar inscrito no exame desse ano;
Não pode ter cônjuge, companheiro ou parente próximo inscrito como participante;
Ser servidor público do Poder Executivo Federal e professor efetivo e em exercício das redes públicas de ensino estaduais e municipais.
Como participar
Para se inscrever no programa de certificadores, basta acessar o portal da Rede Nacional de Certificadores (CLIQUE AQUI) e realizar o cadastro. As inscrições acontecem até o dia 9 de agosto.
Durante a inscrição, é possível selecionar até três municípios ou sub-regiões, caso a opção esteja disponível. No caso de inscritos professores, exige-se o envio de uma declaração de docência.
Cabe destacar ainda que, por se tratar de uma atividade remunerada, cada certificador receberá a quantia de R$ 360 por dia de aplicação das provas do ENEM. Ao final, o valor pode chegar a R$ 720.