Com intuito de retomar a elaboração da Política de Desenvolvimento Urbano do Estado, o governo baiano iniciou o processo para revisar e atualizar o Estudo da Rede Urbana da Bahia, um dos principais pontos para continuar o projeto.
A informação foi publicada na edição de 14 de maio do Diário Oficial do Estado (DOE). Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedur), o objetivo geral do Estudo da Rede Urbana é “identificar e estabelecer a configuração da rede urbana e sua hierarquia funcional”.
Ainda de acordo com a secretaria, com o diagnóstico das cidades que exercem centralidade e suas regiões de influência haverá “subsídios essenciais à formulação da Política de Desenvolvimento Urbano do Estado”.
Confira a classificação das cidades baianas:
1. Metrópole: Salvador;
2. Polo Estadual: Feira de Santana;
3. Polo Regional A: Vitória da Conquista, Juazeiro, Barreiras, Itabuna e Ilhéus;
4. Polo Regional B: Alagoinhas, Lauro de Freitas, Camaçari, Cruz das Almas, Irecê, Jequié, Eunápolis, Teixeira de Freitas, Santo Antônio de Jesus e Paulo Afonso;
5. Polo Local: Brumado, Candeias, Jacobina, Guanambi, Itapetinga, Itamaraju, Senhor do Bonfim, Valença, Porto Seguro, Luís Eduardo Magalhães e Simões Filho;
6. Centro Local: Itaberaba, Ipiaú, Bom Jesus da Lapa, Amargosa, Cachoeira, Conceição do Coité, Ibicaraí, Seabra, Santa Maria da Vitória, Dias D´Avila, Campo Formoso, Santo Amaro, Serrinha, Ipirá e Ribeira do Pombal.