Mais de 50 unidades da rede de farmácias Sant'Ana fecharam na Bahia nos últimos meses, segundo informações do Sindicato dos Farmacêuticos da Bahia (Sindifarma) e do Sindicato dos Trabalhadores em Farmácia do Estado. A empresa, do grupo Brasil Pharma, está em recuperação judicial por causa de uma dívida de R$ 1,2 bilhão com o banco BTG Pactual.
Segundo as entidades que representam os trabalhadores, a rede demitiu 565 funcionários, sendo que, desses, 104 são farmacêuticos. Em todo o estado da Bahia, a rede de farmácias Sant'Ana possui 118 lojas, sendo que mais de 100 estão em Salvador. O número de unidades que fecharam as portas representa 40% desse total. Os sindicatos não divulgaram quantas unidades encerraram as atividades na capital e quantas no interior.
O Sindicato dos Farmacêuticos disse que a rede de farmácias Sant'Ana quis fazer um acordo para pagar as rescisões dos trabalhadores demitidos com 30% de desconto, mas o sindicato não aceitou a proposta. A entidade informou que está na fase de negociações com a empresa e que os trabalhadores realizarão, nesta segunda-feira (19), outra assembleia para tratar do assunto.
O encontro está marcado para acontecer às 17h30, na sede do Sindicato dos Comerciários, que fica no bairro de Nazaré, em Salvador. Caso não haja acordo na fase de negociações, a categoria pretende entrar com uma ação na Justiça do Trabalho para obter o valor integral das rescisões.
Já o Sindicato dos Trabalhadores em Farmácia, que representa os funcionários em geral (aqueles que não são farmacêuticos), disse que aceitou a proposta apresentada pela empresa porque os trabalhadores precisam do dinheiro a curto prazo. A direção da rede de farmácias Sant'Ana informou que, por enquanto, não vai se pronunciar sobre o assunto. Com informações do G1.