Foto: Alberto Coutinho. |
No mês em que é comemorada a Independência do Brasil, o Governo do Estado dá mais condições para milhares de pessoas conquistarem a estabilidade financeira. Novas turmas do programa Qualifica Bahia foram iniciadas nesta sexta-feira (1º) em 55 municípios baianos, de 20 territórios de identidade, com um total de 2.080 vagas preenchidas para a capacitação.
Em Salvador, a aula inaugural foi realizada no Condomínio Bahia Têxtil, no bairro do Uruguai, com a presença do governador em exercício, João Leão, e da secretária do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Olívia Santana. Os cursos oferecidos gratuitamente têm carga horária de 200 horas, distribuídas entre conteúdos sociais e específicos da área.
Na capital baiana, são 33 turmas, sendo 13 turmas do segmento pólo têxtil, totalizando 260 vagas. A aula desta sexta (1º) reuniu alunos do curso de costura industrial. “É uma oportunidade de conhecer um pouco mais da área e me profissionalizar. Quero poder ajudar na renda, pois moro sozinha com minha mãe”, afirma a aluna Uildnaires Sampaio, 18 anos.
Com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep), o Qualifica Bahia é voltado para a formação social e profissional de trabalhadores e trabalhadoras na Bahia. Ele é desenvolvido de forma integrada com as demais ações do Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda.