No dia 14 de março, é comemorado o Dia da Poesia em todo o país. Mas, em Castro Alves, a data tem um motivo especial, também se comemora o aniversário do poeta que leva o nome da cidade.
Grande artista de ideais abolicionistas e autor de obras como Espumas Flutuantes, Vozes D’África e O Navio Negreiro. Para marcar os 168 anos do nascimento do trovador baiano.
A Prefeitura Municipal de Castro Alves, está preparando uma programação especial que inclui apresentações culturais e musicais e visitação a casa do poeta. Nesta quinta-feira, 12 de março, as escolas municipais realizarão apresentações culturais em homenagem a Castro Alves, na Praça Dionísio Cerqueira.
No dia 14 pela manhã a Câmara realizará a sessão solene e a noite haverá a festa dançante na Praça Dionísio Cerqueira com as seguintes atrações: Adão Negro, Parangolé, banda kuriosidades e Sinta e Kaya. Outra atração da cidade será a visitação ao Casarão do Poeta, construído no final do século XIX pelo capitão-mor Antonio Brandão Pereira Marinho Falcão, foi por muito tempo sede da Fazenda Curralinho, onde Castro Alves passou uma temporada quando abatido pela tuberculose. Documentos antigos, obras de arte, esculturas, móveis antigos e relíquias podem ser encontrados no local. Fonte: Forte na Notícia.