Na reunião do Conselho do Vitória, que aconteceu na noite desta segunda-feira, 23, na Toca do Leão, Carlos Sergio Falcão renunciou ao cargo de presidente do Conselho Diretor do Esporte Clube Vitoria. O ex-dirigente do Vitória entregou uma carta ao conselho anunciando a renúncia.
O vice-presidente Epifânio Carneiro Filho também entregou carta renúncia ao presidente em exercício do Conselho Deliberativo, Silvonei Sales, que tem até 10 dias para marcar novas eleições no clube - que devem acontecer em até 30 dias. Enquanto um novo presidente não toma posse, o clube fica sob o comando de Silvonei. O diretor de futebol, Anderson Barros, e o técnico Claudinei Oliveira continuam no clube até que um novo presidente seja eleito.
"Deixo a presidência com tristeza pelos maus resultados, mas pensando na união do clube e com a consciência tranqüila de que não faltou trabalho, seriedade e comprometimento. Tenho certeza que em breve os resultados positivos chegarão, pois estamos estruturados para isso. Estarei à disposição do meu sucessor para ajudá-lo no que for possível durante o período de transição", dizia a nota oficial enviada por Carlos Falcão.
Falcão já era questionado pela torcida desde o fim do ano passado, quando o rubro-negro baiano foi rebaixado à Série B do Campeonato Brasileiro. A gota d´água foi a eliminação do Vitória no Campeonato Baiano, ao perder para o Colo Colo em pleno Barradão na última quarta-feira, 18. Fonte: Atarde.
Confira na íntegra a carta entregue por Carlos Falcão
Prezados Conselheiros,
Como é do seu conhecimento, entreguei hoje ao presidente em exercício do Conselho Deliberativo, Silvoney Sales, uma carta renunciando ao cargo de presidente do Esporte Clube Vitória. Essa decisão foi amadurecida e tomada com serenidade, sem magoas nem vaidade, pensando apenas no que seria melhor para o Vitória.
Nesses últimos meses, apesar de todo nosso esforço, ética, comprometimento e trabalho, os resultados em campo não aconteceram. Isso é fato. Mudamos gestores, treinadores, comissão técnica, jogadores e infelizmente os resultados negativos persistiram. Assim, com tristeza por esses maus resultados, mas com a consciência tranquila, tomei essa decisão. É o momento de mudar o comando, a começar pelo seu presidente.
Nos últimos oito anos, movido pela paixão, dediquei-me integralmente ao nosso clube, de forma gratuita, sem nenhum outro interesse senão vê-lo crescer e se impor no cenário nacional. Tenho a convicção que participei ativamente para o seu saneamento moral e financeiro e que se hoje somos reconhecidos como uma das mais estruturadas organizações de futebol do pais, foi porque trabalhamos muito para essa conquista.
Sei que os resultados virão. Estamos estruturados para isso. Ainda esse ano, inauguraremos três novos campos e cinco quadras, pois os recursos do convênio já estão depositados em nossa conta. Breve iniciaremos investimentos extras na nossa divisão de base, nesse caso também os recursos oriundos do projeto aprovado no Ministério do Esporte já estão depositados em conta vinculada. Nos próximos dias a nossa diretoria de marketing anunciará novos patrocinadores, e já iniciamos as negociações para renovarmos o contrato de patrocínio master da Caixa. Nos preparamos para a Lei de Responsabilidade Fiscal, e para as novas exigências do futebol brasileiro. Também está praticamente negociada com a Prefeitura de Salvador a doação de uma área para aumentar a estrutura do nosso Complexo. Com alguns ajustes, poderemos vencer a Copa do Nordeste e comemorar no final do ano nosso retorno à Série A.
Entendo essa decisão como um gesto de amor e altruísmo, e para que tenhamos uma transição de poder tranquila, estarei à disposição do meu sucessor, para ajudá-lo no que for necessário. Peço-lhe apenas que não permita que nada prejudique a nossa união e que esteja atento, para que os conhecidos aventureiros de plantão, não se aproveitem desse momento para implantar no nosso Clube, antigos vícios que foram, felizmente extirpados.
Deixo a presidência, mas como conselheiro nato, estarei sempre vigilante e pronto para lutar pelo nosso Esporte Clube Vitoria.
Nesse momento agradeço o apoio da ampla maioria do nosso Conselho cuja presença nas horas mais difíceis nunca me faltou.
Saudações rubro-negras
"Carlos Sérgio Falcão"