Assim como aconteceu no primeiro turno, Dilma Rousseff (PT) venceu, com sobras, as eleições presidenciais na Bahia. Se na primeira etapa na corrida eleitoral a petista obteve mais do que 61% dos votos no estado, no segundo turno a presidente reeleita obteve uma margem de 69,71% dos votos contra 30,29% do candidato do PSDB, Aécio Neves.
Na Bahia, no primeiro turno, Dilma Roussefff teve 61,44% dos votos válidos, exatamente. Marina Silva veio logo em seguida com 18,38% dos votos e Aécio, em terceiro, com 18,28%.
A vantagem no segundo turno já era esperada e dada como certa pela cúpula petista na Bahia. O governador eleito Rui Costa, em entrevista ao Bocão News na manhã deste domingo (26), ao votar no Colégio Duque de Caixas, na Liberdade, cravou a vitória de Dilma com 70% dos votos válidos na Bahia.
Na Bahia, Dilma sempre foi muito forte e trabalhamos muito para que neste segundo turno ela tenha uma votação superior a 70%", concluiu Rui Costa.
O presidente municipal da legenda, Edson Valadares, previu que os votos do PSB seriam determinantes para o alargamento da vantagem da petista na Bahia.
“Ninguém do PSB vai deixar em Dilma para votar em Aécio”, avaliou ao acompanhar o voto do governador eleito, no Colégio Duque de Caxias.
Capital
Quem esperava uma eleição apertada em Salvador, com grande influência do prefeito ACM Neto, se decepcionou. Dilma Rousseff teve 67,19 % dos votos, o que equivale a 864.949 votos.
Já o tucano alcançou 32,81% dos votos, 422.462, menos da metade dos votos da petista na capital baiana.