A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) realizou na noite desta terça-feira, dia 21 de outubro, a abertura oficial da III Reunião Anual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Cultura no Recôncavo da Bahia - Reconcitec, no campus de Cruz das Almas.
O maior evento acadêmico da região segue até quinta-feira, dia 23, com uma extensa programação que inclui conferências, minicursos, painéis, exposições, feira de ciências e apresentações científicas e culturais.
A cerimônia de abertura realizada no auditório da Biblioteca teve início às 17h com a apresentação do Coral da UFRB, que entoou músicas regionais da Bahia, além de canções de maculelê e zulu.
Em seguida, servidores da UFRB fizeram uma apresentação de músicas traduzidas para a Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, resultado da capacitação oferecida pela universidade. Na sequência, a mesa de abertura contou com as presenças do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Nacif; da pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação, Criação e Inovação (PPGCI), Ana Cristina Fermino, e da coordenadora de Pesquisa, Franceli da Silva.
A coordenadora deu as boas vindas aos participantes do evento e convidou a todos a prestigiar a pesquisa na UFRB.
“Trata-se de uma reunião com o cunho acadêmico, na qual teremos nos próximos dias apresentações de mais de 450 trabalhos no formato pôster e 350 no formato comunicação oral”, disse Franceli. Já a pró-reitora da PPGCI agradeceu o envolvimento da comunidade acadêmica na realização do evento e a ampla adesão que resultou em cerca de 3 mil inscritos.
“Esse é um evento de todos, construído pelos docentes, técnicos administrativos e discentes da UFRB”, afirmou Ana Cristina. Ao destacar o tema deste ano “Educação, Ciência, Inovação e Redução das Desigualdades Sociais”, ela explicou que a intenção foi trazer questões atuais e mais amplas para o debate. “Construímos um evento para proporcionar a reflexão sobre o que estamos ensinando e aprendendo e o que podemos contribuir na UFRB e no Recôncavo da Bahia”, concluiu.