No que depender da vontade da Secretaria da Copa do Mundo da Bahia e da Federação Baiana de Futebol, a Fonte Nova será reinaugurada com o clássico Bahia x Vitória, e outra partida disputada entre um clube holandês e outro espanhol.
A festa aconteceria no dia 29 de março de 2013, data do aniversário da cidade de Salvador. A concretização, no entanto, depende de autorização da Fifa. No dia 28 de fevereiro do ano que vem, o estádio passará pelos testes de regulação de todos os sistemas.
A consulta ainda não foi enviada ao órgão que dirige o futebol mundial, mas o envio será feito assim que Jaques Wagner, governador da Bahia, deliberar sobre o assunto.
A presença de espanhois e holandeses têm uma explicação lógica. A Fonte Nova será administrada pela holandesa Amsterdam Arena, que também mantém relações com o Ajax, enquanto a colônia espanhola tem presença sólida na capital baiana.
- Seria uma boa possibilidade de ajustes operacionais, além de ser uma chance de observarmos o funcionamento do estádio e do entorno em uma situação de jogo - pontuou Ney Campello, secretário extraordinário da Copa do Mundo na Bahia.
Campello revelou entusiasmo com a ideia, mas defendeu a data de inauguração com ou sem festa dentro de campo:
- Seria o presente de aniversário para a cidade de Salvador.
Os custos para trazer as equipes de ponta são considerados altos, mas o assunto já está sendo debatido entre os integrantes de governo e do consórcio responsável pelo estádio.
Confira as fotos tiradas no dia 13/06 das obras do estádio :