O Policial Militar baiano Leandro Oliveira, natural de Vitória da Conquista, venceu a prova dos 1500m e conquistou uma das medalhas de ouro arrematadas pelo atletismo brasileiro, nesta quarta, 26, nos Jogos Pan-Americanos de Guadalajara - México. O baiano liderou a prova durante todo o percurso, mas no final, perdeu um pouco de ritmo e quase deixou a medalha dourada escapar, vencendo o equatoriano Byron Piedra (que ficou com a prata), por apenas um centésimo de diferença. O bronze foi conquistado pelo venezuelano Eduardo Villanueva.
Outra conquista do atletismo do dia veio da atual campeã olímpica do salto em distância, Maurren Maggi, que entrou no Pan de Guadalajara como principal candidata ao ouro. Ela confirmou o favoritismo na final disputada nesta quarta-feira, quando atingiu a marca de 6,94 metros e conquistou o seu terceiro título na história dos Jogos Pan-Americanos, repetindo os feitos de Winnipeg, em 1999, e do Rio, em 2007.
Após o desempenho ruim no Mundial de Atletismo, entre agosto e setembro, em Daegu, na Coreia do Sul, quando conseguiu a 11ª colocação, Maurren avisou que sua prioridade na temporada era a disputa do Pan. Sem grandes adversárias em Guadalajara, a brasileira de 35 anos dominou completamente a prova desta quarta-feira e ainda fez a sua melhor marca no ano para vencer: 6,94 metros.
Outra brasileira disputou a final do salto em distância do Pan, mas não conseguiu chegar ao pódio. Keila Costa atingiu a marca de 6,37 metros e terminou em quinto lugar. Assim, ficou atrás também da colombiana Catherine Ibarguen, que conquistou a medalha de bronze (6,63 metros), e da cubana Suslaidy Girat, a quarta colocada da prova com 6,60 metros.
MAIS TÍTULOS - O atletismo brasileiro também conquistou nesta quarta-feira medalha de ouro no heptatlo. Lucimara Silvestre ganhou o título ao marcar 6.133 pontos após a disputa das sete provas (100 metros, salto em altura, arremesso do peso, 200 metros, salto em altura, lançamento de dardo e 800 metros). A cubana Yasmiany Pedroso levou prata e a dominicana Francia Pedroso foi bronze.
Outra medalha conquistada pela categoria veio com Geisa Coutinho na final dos 400 metros. Ela completou a prova em 51s87 e conquistou o bronze, sendo superada pela colombiana Yenifer Padilla, que foi ouro com 51s53, e pela cubana Daysiurami Bonne, que foi prata com 51s69.
No salto em altura, a brasileira Valdiléia Martins ficou em quinto lugar na final, vencida pela cubana Lesyani Mayor. Nos 400 metros, o brasileiro Anderson Henriques terminou na oitava colocação e a vitória foi do costa-riquenho Nery Brenes Cardenas. Nos 100 metros com barreiras, a brasileira Maíla Machado conseguiu a quinta posição, enquanto a norte-americana Yvette Christine Lewis levou ouro. E nos 400 metros com barreiras, a brasileira Jailma Lima também chegou em quinto, com título para a colombiana Maria Princesa Oliveros.
Fonte: A Tarde