Cinquenta e oito pássaros silvestres da fauna brasileira foram resgatados de um cativeiro na localidade de Lisboa, município de Cruz das Almas, pela 27 CIPM.
Os animais pertenciam a José de Souza, de 40 anos e eram mantidos trancados a cadeado num galpão de um sítio de difícil acesso. Segundo a polícia, o local era vigiado pelo pai do traficante Geraldo Pereira de Souza, o Benel do ferro velho, de 71 anos.
A Policia chegou ao local através da ambientalista Telma Lobão que recebeu a denúncia e participou da operação. Entre os animais muitos ticoticos, – quase extintos da região -, papa capins, canários da terra e cardeais. Os compradores vinham de outras localidades e até de outros estados.
Também foram apreendidos no local 12 arapucas utilizadas na captura desses animais, transportadeira e 8 canários belga, indicativo de que os animais eram vendidos para fora do estado. O acusado não foi encontrado, mas deverá responder pelo crime. Os animais foram libertados na fazenda onde acontece o Forró do Bosque.
Segundo levantamento da ambientalista Telma Lobão, ainda existem na região do recôncavo 35 depósitos de animais silvestres que estariam fornecendo animais para São Paulo e Rio de Janeiro.
Fonte: Tribuna da Bahia