A toda hora, quando veículos de pequeno, médio e grande porte, assim como pedestres também passam pelas pontes de Volta do Rio e Jenipapo, correndo o grande risco de ambas as pontes desabarem. Quanto a segurança dos pedestres que por elas passam, visivelmente não existe, pois quando passa um carro, o pedestre divide o espaço entre o carro e a possibilidade de cair no rio devido a falta das proteções laterais da ponte.
São pontes muito antigas, em péssimas condições de estado de conservação, que ora foram construídas na época do surgimento das localidades de Volta do Rio e Jenipapo. Sem nenhum tipo de fiscalização, ou acompanhamento técnico que possa explicar, suas condições ou até mesmo a sua existência, pois como pode duas pontes como estas de extrema necessidade dos moradores destas localidades, estarem em uso nestas condições, pondo em risco a vida de pessoas inocentes, que não ver, outra alternativa a não ser transitar sob estas armadilhas.
Hoje em dia é inadmissível este tipo de ponte de madeira, e ainda mais nas condições em que as mesmas se encontram, em total abandono, pois por mais que o município seje pequeno ou pobre, que isso não é o caso de Ubaíra, não deveria mais existir este tipo de ponte, deveria ser construída de concreto.
Fonte: Blog de Muryllo Moura