O governador Jaques Wagner virá a Luís Eduardo Magalhães para a abertura da Bahia Farm Show, no próximo dia 31, às 10 horas, informou a Assessoria de Imprensa do Governo da Bahia ao Oeste Semanal. Já a Assessoria de Imprensa do Ministério da Agricultura não soube informar se o ministro Wagner Rossi estará presente.
Outra presença confirmada é a do secretário de Agricultura do Estado, Eduardo Salles, que participará de uma reunião conjunta das câmaras de grãos estadual e nacional, também no dia 31.
As obras no local onde acontecerá a Bahia Farm Show, que vai até o dia 4 de junho, estão aceleradas.
No canteiro das obras, em terreno ao lado da Fundação Bahia, na BR 020/242, operários montavam, na sexta-feira, 20, a maior feira de todos os tempos, segundo informações dos organizadores.
O pavilhão coberto está quase pronto. Vários caminhões descarregavam materiais para construção, enquanto operários acertavam os alicerces e pisos de alguns estandes, enquanto outros já recebiam acabamento.
As instalações ocupam uma área de 70 mil metros quadrados, dos quais 8.220 de ruas pavimentadas. Os 170 estandes foram rapidamente locados pelas empresas interessadas, tanto que um mês antes do evento ter início só havia duas vagas para expositores, já preenchidas.
A maior expectativa dos organizadores é em relação ao volume de negócios gerados pela Bahia Farm Show. Os expositores terão mini-salas de reunião e uma sala com acesso à internet para o fechamento de negócios. Segundo informações dos organizadores, a estratégia de vendas deste ano foi focada na atração de expositores das edições anteriores. A captação de novos participantes foi limitada a 15%.
O projeto elétrico tem 6.300 metros de cabos subterrâneos para distribuição em baixa tensão, 32 caixas de distribuição e 192 caixas de passagem, que facilitam a captação e alimentação de cada estande. Toda a área de expositores será bem iluminada, com 25 postes distribuídos em todo o parque e na área de estacionamento.
Na área de palestras, a feira concentra várias atrações de grande interesse. O público presente disporá do Centro de Treinamento da Associação Baiana dos Produtores de Algodão. Neste centro, a grade de palestras concentra-se no segmento da agricultura familiar. A expectativa da feira é a de que 2,5 mil pessoas assistam as palestras.
Esta edição da Bahia Farm Show tem como realizadores a Associação dos Agricultores e Irrigantes da Bahia (Aiba), a Associação Baiana dos Produtores de Algodão (Abapa) e a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento do Oeste da Bahia (Fundação Bahia).
Fonte: Diário do Oeste