Poder Judiciário proibe fabricação de espadas em Cruz das Almas

Anônimo
3

Segundo informações do blog do Vereador André Eloy o poder judiciário de Cruz das Almas manteve a determinação do ano passado que proibe a fabricação das espadas de fogo.

O Poder Judiciário entendeu como ineficiente o esforço e continua com a interpretação com base no Código Penal Brasileiro de que as espadas são ilegais.

Realmente é muito perigosa a fabricação artesanal em domicílios, mas é preciso regulamentar, a princípio, a venda dos produtos, em seguida, o fabrico e, depois, a queima das espadas. 

A comercialização dos produtos e o fabrico podem ser regulamentados através da legalização das espadas, isso só será possível com o apoio técnico do Exército Brasileiro, se outros fogos de artifícios (foguetes, chuvinhas, cobrinhas, bombas, etc) são fabricados, comercializados e queimados, as espadas podem e devem ser enquadradas em uma legislação, no entanto, somente os espadeiros e a associação não conseguiram esse feito, é preciso apoio e sensibilidade dos Poderes Constituídos e da Prefeitura.

Postar um comentário

3Comentários

  1. Alison5/10/2011

    Não entendi! Na reportagem anterior foi informado que está mantida a queima de espadas nos dias 23 e 24. Acerto feito na reunião da associação dos espadeiros, inclusive com a presença da juíza da Vara Crime do município, Luciana Amorim Hora.
    Agora já pública outra matéria controversa?!?
    Acredito ser interessante prezar pela coerência das informações!

    ResponderExcluir
  2. bom vamos ver se essa juíza é cruzalmense se realmente ela conheçe a historia ela ta decidindo o que é melhor pra ela ,ninguem ta vendo q a tradição tem mais de 150 anos e não é uma juíza que entrou não tem nem 2 anos que vai tirar, e outra vem as espadas vem gerando lucro pra cruz das almas porque além dos barraqueiros quem a vendem tem hotéis que ganham com isso e acaba gerando lucro para a prefeitura através dos impostos cobrados.No ano passado foi feita uma enquete no site www.saojoãodecruz.com.br oque agradava mais aos turistas e 55% vinha por causa das espadas por isso deve ser revisto esse caso e liberar as espadas e não chegar e proibir em cima do sj aliás não proibir nunca uma festa tão linda que agrada a todos (a maioria) se voce não gosta vai pra amargosa porque crusalmense de verdade deveria defender a tradição. agora essa juíza deveria ler alguns comentários como esse pra ver se conhece direito a cidade de CRUZ DAS ALMAS(a cidade das espadas)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho bastante interessante como as pessoas têndem a respeitar o que os "estrangeiros" falam sobre nós, ou seja, muito se fala na mídia em época junina sobre as espadas de fogo de Cruz das Almas.. a maior parte das reportagens naum exaltam o valor tradicional das espadas ou seu espetáculo que tem, como dito anteriormente, mais de 100 anos. Na verdade o que se mostra é um estado em busca de deteriorar uma das festas juninas mais tradicionais do país. É ridículo perceber que as autoridades locais estão acatando aos apelos incasáveis desses telejornais. É ridículo pensar que uma cidade vai aceitar sem qualquer tipo de questionamento a morte de uma Tradição tão rica e secular. Basta assistir ao documentário da TVE "As Espadas de Fogo da Bahia" e entender todo o lado místico e mágico do universo das espadas. Não quero trocar minha tradição pela comercialização do nosso festejo Junino... não transformemos a cidade de Cruz das Almas e seu São João em uma marionete de politiqueiros e marqueteiros soteropolitanos. Não podemos sucumbir! Voltemos a nossa festa de casa em casa, sem turístas, particular, tradicional e sem dúvida a melhor festa da Bahia!

    ResponderExcluir
Postar um comentário

#buttons=(Aceitar !) #days=(20)

Nosso site usa cookies para melhorar sua experiência. Veja a Política de privacidade
Aceitar !